terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PM Rio irá utilizar aeromodelo para patrulhar as ruas nesse carnaval.

Dirigível guiado por controle remoto vai ajudar a patrulhar blocos do Rio. 

Equipamento vai sobrevoar os principais blocos a partir de 16 de fevereiro. 

Sobrevoo pode durar até 3 horas, numa altura de 30 metros do solo. 


O patrulhamento dos blocos de rua do Rio de Janeiro no carnaval deste ano vai ganhar o reforço de um dirigível capaz de captar imagens aéreas e flagrar irregularidades como os foliões que urinam nas ruas. O equipamento, de 10 m x 2,6 m, vai sobrevoar os principais blocos a partir do dia 16 de fevereiro, em várias regiões da cidade.

A novidade foi anunciada na manhã desta terça-feira (31) durante uma coletiva no auditório do Centro de Operações Rio, na Cidade Nova, no Centro da cidade. O novo equipamento vai se juntar às 560 câmeras instaladas nos principais pontos do município. Alguns aspectos como a posição da rede aérea elétrica, altura dos sinais de trânsito, estabilidade do piso, árvores e caçambas foram analisados pela equipe da prefeitura para o planejamento do percurso.

De acordo com a Secretaria municipal de Turismo (Riotur), o dirigível terá capacidade para sobrevoar as rotas de folia por até três horas, numa altura de 30 metros do solo. Um gás não inflamável, inodoro e não tóxico modela o formato do "zepelim", dotado de um motor elétrico silencioso e guiado por controle remoto.
“Esse dirigível vai funcionar com gás hélio, ou seja, sem risco de incêndio ou explosão, é um gás de flutuação. Com essas imagens a gente vai poder organizar melhor o carnaval e ver quais são os principais pontos de transtornos, de problemas como engarrafamentos, ambulantes ilegais e mijões”, disse o secretário de Turismo e presidente da Riotur Antonio Pedro Figueira de Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário